|
|
|
Registros recuperados: 118 | |
|
|
COSTA, F. P.; FEIJO, G. L. D.; FEIJO, R. M. B.. |
A pecuária de corte, principal fonte de sustento do homem pantaneiro, vem perdendo rentabilidade ao longo do tempo, comprometendo assim sua sustentabilidade. Dentre as alternativas que podem contribuir para reverter este quadro, tem-se a produção e comercialização da carne de mamote (animal abatido ao redor de um ano de idade). Para avaliara a aceitação e as potencialidades do comercio dessa carne, um estudo exploratório foi realizado em Campo Grande, MS. Duas amostras de consumidores foram consideradas: uma amostra não probabilística por acessibilidade, constituída por clientes da casa de carnes "Arildo Carnes Especiais", e uma amostra aleatória estratificada por faixas de renda bruta, composta de funcionários da Embrapa Gado de Corte. Bistecas de mamote... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Bovino de corte; Mamote; Maciez; Suculência; Brasil; Consummers; Flavour; Market research; Meat Texture; Tendernss.; Carne; Consumidor; Pesquisa de Mercado; Sabor.; Pantanal; Beef cattle; Brazil; Juiciness; Meat.. |
Ano: 2000 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/324071 |
| |
|
| |
|
|
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu. |
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019 |
| |
|
|
Rangel,Sandro Bevilaqua; Fagundes,Geni Rodrigues; Falcão,Thales Cabral Cirqueira; Mendes,Ricardo de Sousa; Yamanishi,Osvaldo Kiyoshi. |
Este estudo analisou os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 27 supermercados e 27 varejões do Distrito Federal (Brasília e cidades satélites), no período de janeiro a dezembro de 2001. Entrevistaram-se 162 consumidores. Na tabulação e análise dos questionários, obteve-se: o principal fornecedor de mamão para o varejo foi a Ceasa-DF; a presença de danos físicos foi o principal aspecto observado pelos responsáveis pela compra; os frutos são expostos em prateleiras sem refrigeração, e o responsável pelo prejuízo ocasionado pelas perdas foi o próprio estabelecimento varejista. Os estabelecimentos varejistas diferenciaram-se em alguns tópicos, tais como: responsável pela compra, existência de contrato; forma de exposição dos frutos;... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Mamão; Varejo; Consumidor; Qualidade. |
Ano: 2003 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000100025 |
| |
|
|
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Tavares,Marcelo. |
O acesso a informações e às mudanças tecnológicas fizeram com que consumidores se tornassem cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde. Assim, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de tomate de mesa (Lycopersicon esculentum Mill.) em supermercados de Campinas (SP), e a partir das respostas aos questionários traçou-se seu perfil destacando suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Identificou-se que é a mulher que realiza as compras para casa, com preferência pelo consumo do tomate na forma "in natura". Encontrou-se insatisfação de 95,6% dos entrevistados quanto à qualidade do tomate, sendo a presença de danos físicos a maior reclamação. Assim, a qualidade do tomate que estava sendo apresentado nas gôndolas... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Danos físicos; Padrões de qualidade; Custo do tomate; Consumo in natura; Consumidor. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100031 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
Martins,Maria Lúcia Almeida; Borges,Soraia Vilela; Deliza,Rosires; Castro,Fernanda Travassos de; Cavalcante,Nilton de Brito. |
O objetivo deste trabalho foi avaliar formulações de doces, em massa de umbu verde e maduro, quanto às características físico-químicas e físicas, e quanto à aceitação pelos consumidores residentes no Rio de Janeiro. Quatro formulações de doces foram processadas para polpa de umbu verde: F1, 0,3% de goma xantana; F2, 5% de xarope de glicose e 0,3% de goma xantana; F3, 0,5% de amido modificado; F4, 5% de xarope de glicose e 0,5% de amido modificado; e quatro formulações para polpa de umbu maduro: F1, apenas correção de pH; F2, 0,5% de pectina; F3, 0,3% de goma xantana; F4, 5% de xarope de glicose e 0,5% de amido modificado. Foram avaliadas as seguintes características físico-químicas e físicas: sólidos solúveis, acidez titulável, pH, açúcares redutores e não... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Spondias tuberosa; Aditivo alimentar; Análise sensorial; Processamento de frutas; Consumidor. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2007000900015 |
| |
|
| |
|
|
Perez,Ronaldo; Ramos,Afonso Mota; Binoti,Mirella Lima; Sousa,Paulo Henrique Machado de; Machado,Gisela de Magalhães; Cruz,Iara Borges. |
O consumidor vem apresentando cada vez maior consciência na escolha de sua alimentação, porém com menor tempo disponível para preparar refeições saudáveis. Diante disso, o mercado de hortaliças minimamente processadas tem aumentado rapidamente, proporcionando o surgimento de produtos convenientes, ou seja, produtos frescos que podem ser preparados e consumidos em pouco tempo. Assim, neste trabalho estudou-se o comportamento de compra e o perfil dos consumidores de hortaliças minimamente processadas em supermercados de Belo Horizonte. Foram aplicados questionários aos consumidores de cinco estabelecimentos que vendiam hortaliças minimamente processadas (HMP) e os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente no momento das compras, durante o mês de novembro... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Processamento mínimo; Consumidor; Pesquisa de mercado. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000400004 |
| |
|
|
O tomate cereja é mais conhecido pelo formato pequeno e pela coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja. No entanto, há uma grande variedade de cores, formatos e texturas que também são apreciadas pelo sabor e pela versatilidade para ornamentação de pratos. A boa receptividade do produto levou pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) a pesquisar os melhores acessos para cultivo orgânico e quais os mais aceitos pelo consumidor. Os resultados serão apresentados no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa. O Departamento de Fitotecnia da UFRRJ pesquisou mais de 40 acessos de tomate cereja submetidos a diferentes tratamentos em sistemas orgânicos. De acordo com... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Cultivo orgânico; Licopeno; Radical livre; ENAS 1031; ENAS 1029; Tomate cereja; Tomate; Consumidor; Antioxidante; DNA. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015963 |
| |
|
|
O tomate cereja é mais conhecido pelo formato pequeno e pela coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja. No entanto, há uma grande variedade de cores, formatos e texturas que também são apreciadas pelo sabor e pela versatilidade para ornamentação de pratos. A boa receptividade do produto levou pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) a pesquisar os melhores acessos para cultivo orgânico e quais os mais aceitos pelo consumidor. Os resultados serão apresentados no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa. O Departamento de Fitotecnia da UFRRJ pesquisou mais de 40 acessos de tomate cereja submetidos a diferentes tratamentos em sistemas orgânicos. De acordo com... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Cultivo orgânico; Licopeno; Radical livre; ENAS 1029; ENAS 1031; Tomate cereja; Tomate; Consumidor; Antioxidante; DNA. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016248 |
| |
|
|
CUENCA, M. A. G.; MARTINS, E. C.; SANTOS, A. da S. dos; MUNIZ, E. N.; SANTOS, R. P. C.; GONZÁLEZ, E. O.. |
A Embrapa Caprinos e Ovinos e com Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveram no período de 2003 a 2008 o Projeto: estudo da cadeia produtiva de carnes e peles de caprinos e ovinos na Região Nordeste do Brasil. Tal projeto, além de outras áreas, buscava identificar o mercado potencial de carnes e peles para os produtos de origem caprina e ovina. Esta publicação apresenta uma caracterização do mercado consumidor das carnes caprina e ovina na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe. Nela o leitor vai encontrar informações importantes sobre diversos indicadores de mercado, tais como: preço, renda dos consumidores, gosto ou preferência com relação à outras carnes e, mercado potencial dentre outras. Espera- se que estas informações sirvam de referência e apoio a... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Sergipe; Consumer behaviour.; Caprino; Ovino; Carne; Consumidor; Consumo; Mercado; Sheep; Goats; Goat meat; Brazil.. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/534134 |
| |
|
|
A pesquisadora da Embrapa Amapá, Valéria Bezerra, diz que a utilização das BPF no processamento do açaí nestas unidades regionais contribui para garantir a saúde do consumidor, sobretudo na prevenção de diversas doenças que podem ser transmitidas por água não tratada, como a cólera, hepatite, giardíase e amebíase. ?As regras das Boas Práticas de Fabricação servem tanto para as indústrias de polpa de açaí, como os batedores de açaí, pois também são considerados pequenas unidades de industrialização ou fabricação de alimentos?, explica a pesquisadora. O objetivo das regras das Boas Práticas de Fabricação é auxiliar as pessoas que trabalham com o processamento de alimentos, para que possam eliminar quase na totalidade os riscos de contaminação do alimento que... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Boas práticas de fabricação; Tecnologia de alimento; Açaí; Preservação de alimento; Consumidor; Processamento. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015857 |
| |
|
| |
|
|
MARTINS, E. C.; CUENCA, M. A. G.; SANTOS, A. da S. dos; MUNIZ, E. N.; SANTOS, R. P. C.; GONZÁLEZ, E. O.. |
A Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveram no período de 2003 a 2008 o Projeto: estudo da cadeia produtiva de carnes e peles de caprinos e ovinos na Região Nordeste do Brasil. Tal projeto, além de outras áreas, buscava identificar o mercado potencial de carnes e peles para os produtos de origem caprina e ovina. Esta publicação apresenta uma caracterização do mercado consumidor das carnes caprina e ovina na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Nela o leitor vai encontrar informações importantes sobre diversos indicadores de mercado, tais como: preço, renda dos consumidores, gosto ou preferência com relação à outras carnes e, mercado potencial dentre outras. Espera- se que estas informações sirvam de referência e apoio a... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Alagoas; Caprino; Ovino; Carne; Consumo; Consumidor; Mercado. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/532896 |
| |
|
|
Romaniello, Marcelo Marcio; Amancio, Cristhiane Oliveira Da Graca; Terceti, Karina Da Costa. |
O tema da satisfação do consumidor vem sendo estudado desde os primórdios do marketing. O estudo pretende demonstrar o nível de satisfação e detectar pontos de insatisfação dos clientes com os serviços prestados pelo Supermercado São Paulo, procurando corrigir o que poderia estar errado e, conseqüentemente, oferecer um feedback sobre a opinião dos consumidores aos gestores deste supermercado em estudo.---------------------------------------------The objetive of this paper was to identify the satisfaction level from the Sâo Paulo, and more specifically, identify the consumers characteristics, analyze the possible insatisfactions from the services offered, analyze the satisfaction level fom the employers attendance service to customers and indentify if the... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Satisfação; Consumidor; Supermercados; Satisfaction; Customer; Supermarket; Agribusiness. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109109 |
| |
|
|
Pulici, Rodrigo; Alves, Flavio Rocha; Gameiro, Augusto Hauber. |
Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem apresentado grande crescimento na produção e a criação de perus acompanha - de certa forma - este desempenho. Como o frango de corte, grande parte da produção de carne de peru é exportada. Todavia, o frango de corte tem o consumo no mercado interno bastante consolidado, o que já não ocorre com o consumo de derivados de peru, que se apresenta bastante baixo, apesar do crescimento nos últimos cinco anos. A presente pesquisa analisou a estratégia de segmentação do mercado dos produtos à base de carne de peru, o comportamento de compra baseado nos preços desses produtos no varejo vis-à-vis os dos derivados de frango e as possíveis causas do baixo consumo per capita brasileiro. A pesquisa foi realizada em três... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Carne; Peru; Varejo; Consumidor; Segmentação; Meat; Turkey; Retail; Consumer; Segmentation; Livestock Production/Industries. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/108968 |
| |
Registros recuperados: 118 | |
|
|
|