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Estudo exploratório do mercado de carne de mamote em Campo Grande, MS. Infoteca-e
COSTA, F. P.; FEIJO, G. L. D.; FEIJO, R. M. B..
A pecuária de corte, principal fonte de sustento do homem pantaneiro, vem perdendo rentabilidade ao longo do tempo, comprometendo assim sua sustentabilidade. Dentre as alternativas que podem contribuir para reverter este quadro, tem-se a produção e comercialização da carne de mamote (animal abatido ao redor de um ano de idade). Para avaliara a aceitação e as potencialidades do comercio dessa carne, um estudo exploratório foi realizado em Campo Grande, MS. Duas amostras de consumidores foram consideradas: uma amostra não probabilística por acessibilidade, constituída por clientes da casa de carnes "Arildo Carnes Especiais", e uma amostra aleatória estratificada por faixas de renda bruta, composta de funcionários da Embrapa Gado de Corte. Bistecas de mamote...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Bovino de corte; Mamote; Maciez; Suculência; Brasil; Consummers; Flavour; Market research; Meat Texture; Tendernss.; Carne; Consumidor; Pesquisa de Mercado; Sabor.; Pantanal; Beef cattle; Brazil; Juiciness; Meat..
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/324071
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Nasce uma nova era... O trigo recupera sua nobreza. Infoteca-e
BACALTCHUK, B.; SILVA, H. R. C. da.
bitstream/item/126865/1/ID-8665-LV-0380.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Classificação; Moinhos; Sementes; Armazenagem; Pragas; Doenças; Variedades.; Comercialização; Consumidor; Historia; Indústria; Qualidade..
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/820434
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Desenvolvimento de tomate de mesa, com o uso do método QFD (Desdobramento da Função Qualidade), comercializado em um supermercado Horticultura Brasileira
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu.
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019
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Perfil do mercado varejista e consumidor de mamão dos grupos 'solo' e 'formosa' do Distrito Federal -DF Rev. Bras. Frutic.
Rangel,Sandro Bevilaqua; Fagundes,Geni Rodrigues; Falcão,Thales Cabral Cirqueira; Mendes,Ricardo de Sousa; Yamanishi,Osvaldo Kiyoshi.
Este estudo analisou os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 27 supermercados e 27 varejões do Distrito Federal (Brasília e cidades satélites), no período de janeiro a dezembro de 2001. Entrevistaram-se 162 consumidores. Na tabulação e análise dos questionários, obteve-se: o principal fornecedor de mamão para o varejo foi a Ceasa-DF; a presença de danos físicos foi o principal aspecto observado pelos responsáveis pela compra; os frutos são expostos em prateleiras sem refrigeração, e o responsável pelo prejuízo ocasionado pelas perdas foi o próprio estabelecimento varejista. Os estabelecimentos varejistas diferenciaram-se em alguns tópicos, tais como: responsável pela compra, existência de contrato; forma de exposição dos frutos;...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Mamão; Varejo; Consumidor; Qualidade.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000100025
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Perfil dos compradores de tomate de mesa em supermercados da região de Campinas Horticultura Brasileira
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Tavares,Marcelo.
O acesso a informações e às mudanças tecnológicas fizeram com que consumidores se tornassem cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde. Assim, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de tomate de mesa (Lycopersicon esculentum Mill.) em supermercados de Campinas (SP), e a partir das respostas aos questionários traçou-se seu perfil destacando suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Identificou-se que é a mulher que realiza as compras para casa, com preferência pelo consumo do tomate na forma "in natura". Encontrou-se insatisfação de 95,6% dos entrevistados quanto à qualidade do tomate, sendo a presença de danos físicos a maior reclamação. Assim, a qualidade do tomate que estava sendo apresentado nas gôndolas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Danos físicos; Padrões de qualidade; Custo do tomate; Consumo in natura; Consumidor.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100031
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Perfil dos consumidores de produtos orgânicos no Distrito Federal. Infoteca-e
VILELA, N. J.; RESENDE, F. V. de; GUIDUCCI FILHO, E.; SAMINÊS, T. C.; VALLE, J. C. V.; JUNQUEIRA, L. P..
bitstream/item/103085/1/cot-40.pdf
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Produto orgânico; Cultivo orgânico; Análise socio econômico; Distrito Federal; Brasil.; Consumidor; Fruta; Hortaliça..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/779839
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Conversión y perspectivas del sector agrícola mexicano en el periodo 1980-2004. Colegio de Postgraduados
Madrid Pérez, María Isabel.
En México se están dando cambios en la demanda de productos alimenticios con características específicas de acuerdo a la condición y circunstancia de los consumidores, lo cual, genera una reestructuración en la producción del sector agropecuario, si no hay restricciones o limitantes se espera que se produzca más de lo que más vale. En este trabajo se cuantifica el grado de conversión productiva para el sector agrícola mexicano en el periodo 1980-2004. El estudio abarca 110 productos agrícolas, la medición se realizó a través del índice de conversión productiva y los índices de Theil; se esperaba que dicha conversión fuera más rápida en el periodo posterior a la entrada en vigor del TLCAN que inició en enero de 1994, debido a la importancia que han...
Tipo: Tesis Palavras-chave: Consumidor; Bioeconomía; Nuevos productos alimenticios; Conversión productiva; Maestría; Economía; Consumer; Bioeconomía; New nutritional products; Productive conversion.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10521/1473
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Comportamento de preços e produção entre 1980 e 2006: comparação entre crescimento da produção e do PIB. Infoteca-e
MARTINS, P. do C..
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: PIB; Leite longa vida; Produção Leiteira; Mercado; MERCOSUL; Preço; Produtor; Consumidor; Leite.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/595773
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Agronegócio de uvas de mesa. Infoteca-e
CHOUDHURY, M. M.; ARAUJO, J. L. P.; MELO, M. V. D de; COSTA, T. S. da.
Visão inivadora do agronegócio; mudanças no comportamento do consumidor; rastreabilidade e certificações de selos; gestão ambiental; responsabilidade social; barreiras às exportações de uvas de mesa; exigências impostas pelos principais importadores; cadeia de abastecimento; mercado mundial de uvas de mesa; o Brasil no comércio internacional de uvas de mesa; mercado nacional; perspectivas de mercado para as uvas de mesa brasileiras.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Uva de mesa; Pós colheita; Videira; Rastreabilidade; Gestão ambiental; Responsabilidade social; Cadeia de abastecimento; Comércio internacional; Agronegócio; Consumidor; Exportação; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/162754
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Características de doce em massa de umbu verde e maduro e aceitação pelos consumidores PAB
Martins,Maria Lúcia Almeida; Borges,Soraia Vilela; Deliza,Rosires; Castro,Fernanda Travassos de; Cavalcante,Nilton de Brito.
O objetivo deste trabalho foi avaliar formulações de doces, em massa de umbu verde e maduro, quanto às características físico-químicas e físicas, e quanto à aceitação pelos consumidores residentes no Rio de Janeiro. Quatro formulações de doces foram processadas para polpa de umbu verde: F1, 0,3% de goma xantana; F2, 5% de xarope de glicose e 0,3% de goma xantana; F3, 0,5% de amido modificado; F4, 5% de xarope de glicose e 0,5% de amido modificado; e quatro formulações para polpa de umbu maduro: F1, apenas correção de pH; F2, 0,5% de pectina; F3, 0,3% de goma xantana; F4, 5% de xarope de glicose e 0,5% de amido modificado. Foram avaliadas as seguintes características físico-químicas e físicas: sólidos solúveis, acidez titulável, pH, açúcares redutores e não...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Spondias tuberosa; Aditivo alimentar; Análise sensorial; Processamento de frutas; Consumidor.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2007000900015
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Caracterização do consumidor de carne de frango da cidade de Porto Alegre Ciência Rural
Francisco,Dione Carina; Nascimento,Vladimir Pinheiro do; Loguercio,Andrea Pinto; Camargo,Luciane.
A preocupação com a segurança alimentar tem mudado a forma como os consumidores vêem os produtos cárneos, fazendo com que busquem informações sobre os alimentos que consomem. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o consumidor porto-alegrense de carne de frango. Foram entrevistados 393 consumidores durante o período de abril a julho de 2004. Os resultados demonstram que a carne de frango é a segunda carne preferida dos consumidores e que os cortes e empanados de frango são os produtos mais consumidos. Os consumidores acreditam que a gripe do frango e a salmonelose são as principais doenças veiculadas por esta carne.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carne de frango; Consumidor; Qualidade.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000100041
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Perfil dos consumidores de hortaliças minimamente processadas de Belo Horizonte Horticultura Brasileira
Perez,Ronaldo; Ramos,Afonso Mota; Binoti,Mirella Lima; Sousa,Paulo Henrique Machado de; Machado,Gisela de Magalhães; Cruz,Iara Borges.
O consumidor vem apresentando cada vez maior consciência na escolha de sua alimentação, porém com menor tempo disponível para preparar refeições saudáveis. Diante disso, o mercado de hortaliças minimamente processadas tem aumentado rapidamente, proporcionando o surgimento de produtos convenientes, ou seja, produtos frescos que podem ser preparados e consumidos em pouco tempo. Assim, neste trabalho estudou-se o comportamento de compra e o perfil dos consumidores de hortaliças minimamente processadas em supermercados de Belo Horizonte. Foram aplicados questionários aos consumidores de cinco estabelecimentos que vendiam hortaliças minimamente processadas (HMP) e os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente no momento das compras, durante o mês de novembro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Processamento mínimo; Consumidor; Pesquisa de mercado.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000400004
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TOMATE cereja: consumidor indica a melhor variedade: programa 24: Centro-Oeste/Sudeste. Infoteca-e
O tomate cereja é mais conhecido pelo formato pequeno e pela coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja. No entanto, há uma grande variedade de cores, formatos e texturas que também são apreciadas pelo sabor e pela versatilidade para ornamentação de pratos. A boa receptividade do produto levou pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) a pesquisar os melhores acessos para cultivo orgânico e quais os mais aceitos pelo consumidor. Os resultados serão apresentados no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa. O Departamento de Fitotecnia da UFRRJ pesquisou mais de 40 acessos de tomate cereja submetidos a diferentes tratamentos em sistemas orgânicos. De acordo com...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cultivo orgânico; Licopeno; Radical livre; ENAS 1031; ENAS 1029; Tomate cereja; Tomate; Consumidor; Antioxidante; DNA.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015963
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TOMATE cereja: consumidor indica a melhor variedade: programa 33: Sul. Infoteca-e
O tomate cereja é mais conhecido pelo formato pequeno e pela coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja. No entanto, há uma grande variedade de cores, formatos e texturas que também são apreciadas pelo sabor e pela versatilidade para ornamentação de pratos. A boa receptividade do produto levou pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) a pesquisar os melhores acessos para cultivo orgânico e quais os mais aceitos pelo consumidor. Os resultados serão apresentados no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa. O Departamento de Fitotecnia da UFRRJ pesquisou mais de 40 acessos de tomate cereja submetidos a diferentes tratamentos em sistemas orgânicos. De acordo com...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cultivo orgânico; Licopeno; Radical livre; ENAS 1029; ENAS 1031; Tomate cereja; Tomate; Consumidor; Antioxidante; DNA.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016248
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Caracterização do consumo das carnes caprina e ovina em Sergipe. Infoteca-e
CUENCA, M. A. G.; MARTINS, E. C.; SANTOS, A. da S. dos; MUNIZ, E. N.; SANTOS, R. P. C.; GONZÁLEZ, E. O..
A Embrapa Caprinos e Ovinos e com Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveram no período de 2003 a 2008 o Projeto: estudo da cadeia produtiva de carnes e peles de caprinos e ovinos na Região Nordeste do Brasil. Tal projeto, além de outras áreas, buscava identificar o mercado potencial de carnes e peles para os produtos de origem caprina e ovina. Esta publicação apresenta uma caracterização do mercado consumidor das carnes caprina e ovina na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe. Nela o leitor vai encontrar informações importantes sobre diversos indicadores de mercado, tais como: preço, renda dos consumidores, gosto ou preferência com relação à outras carnes e, mercado potencial dentre outras. Espera- se que estas informações sirvam de referência e apoio a...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Sergipe; Consumer behaviour.; Caprino; Ovino; Carne; Consumidor; Consumo; Mercado; Sheep; Goats; Goat meat; Brazil..
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/534134
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PROCESSAMENTO do açaí: Programa 23: Norte. Infoteca-e
A pesquisadora da Embrapa Amapá, Valéria Bezerra, diz que a utilização das BPF no processamento do açaí nestas unidades regionais contribui para garantir a saúde do consumidor, sobretudo na prevenção de diversas doenças que podem ser transmitidas por água não tratada, como a cólera, hepatite, giardíase e amebíase. ?As regras das Boas Práticas de Fabricação servem tanto para as indústrias de polpa de açaí, como os batedores de açaí, pois também são considerados pequenas unidades de industrialização ou fabricação de alimentos?, explica a pesquisadora. O objetivo das regras das Boas Práticas de Fabricação é auxiliar as pessoas que trabalham com o processamento de alimentos, para que possam eliminar quase na totalidade os riscos de contaminação do alimento que...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Boas práticas de fabricação; Tecnologia de alimento; Açaí; Preservação de alimento; Consumidor; Processamento.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015857
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Viabilidade econômica da caprinocultura leiteira. Infoteca-e
WANDER, A. E.; MARTINS, E. C..
bitstream/item/51713/1/Midia-Viabilidade-economica.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Caprino leiteiro; Viabilidade econômica; Brasil.; Consumidor; Consumo; Leite de Cabra; Mercado; Produto Derivado do Leite; Análise Econômica..
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/533519
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Caracterização do consumo das carnes caprina e ovina em Alagoas. Infoteca-e
MARTINS, E. C.; CUENCA, M. A. G.; SANTOS, A. da S. dos; MUNIZ, E. N.; SANTOS, R. P. C.; GONZÁLEZ, E. O..
A Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveram no período de 2003 a 2008 o Projeto: estudo da cadeia produtiva de carnes e peles de caprinos e ovinos na Região Nordeste do Brasil. Tal projeto, além de outras áreas, buscava identificar o mercado potencial de carnes e peles para os produtos de origem caprina e ovina. Esta publicação apresenta uma caracterização do mercado consumidor das carnes caprina e ovina na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Nela o leitor vai encontrar informações importantes sobre diversos indicadores de mercado, tais como: preço, renda dos consumidores, gosto ou preferência com relação à outras carnes e, mercado potencial dentre outras. Espera- se que estas informações sirvam de referência e apoio a...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Alagoas; Caprino; Ovino; Carne; Consumo; Consumidor; Mercado.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/532896
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SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO SÃO PAULO DO MUNICÍPIO DE ALFENAS NO SUL DE MINAS GERAIS AgEcon
Romaniello, Marcelo Marcio; Amancio, Cristhiane Oliveira Da Graca; Terceti, Karina Da Costa.
O tema da satisfação do consumidor vem sendo estudado desde os primórdios do marketing. O estudo pretende demonstrar o nível de satisfação e detectar pontos de insatisfação dos clientes com os serviços prestados pelo Supermercado São Paulo, procurando corrigir o que poderia estar errado e, conseqüentemente, oferecer um feedback sobre a opinião dos consumidores aos gestores deste supermercado em estudo.---------------------------------------------The objetive of this paper was to identify the satisfaction level from the Sâo Paulo, and more specifically, identify the consumers characteristics, analyze the possible insatisfactions from the services offered, analyze the satisfaction level fom the employers attendance service to customers and indentify if the...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Satisfação; Consumidor; Supermercados; Satisfaction; Customer; Supermarket; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109109
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ACEITAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DO MERCADO DE PRODUTOS DERIVADOS DA CARNE DE PERU AgEcon
Pulici, Rodrigo; Alves, Flavio Rocha; Gameiro, Augusto Hauber.
Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem apresentado grande crescimento na produção e a criação de perus acompanha - de certa forma - este desempenho. Como o frango de corte, grande parte da produção de carne de peru é exportada. Todavia, o frango de corte tem o consumo no mercado interno bastante consolidado, o que já não ocorre com o consumo de derivados de peru, que se apresenta bastante baixo, apesar do crescimento nos últimos cinco anos. A presente pesquisa analisou a estratégia de segmentação do mercado dos produtos à base de carne de peru, o comportamento de compra baseado nos preços desses produtos no varejo vis-à-vis os dos derivados de frango e as possíveis causas do baixo consumo per capita brasileiro. A pesquisa foi realizada em três...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Carne; Peru; Varejo; Consumidor; Segmentação; Meat; Turkey; Retail; Consumer; Segmentation; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108968
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